Foto de Emerson Bueno

Baseada no texto de Tiago Rodrigues, a montagem destaca a escola e a relação entre professor e aluno

Foto: Emerson Bueno

O Projeto de Extensão Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis (ETTE), vinculado ao curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM e coordenado pelo professor Sidmar Silveira Gomes, promove o espetáculo teatral intitulado "Coro dos Maus Alunos". As apresentações ocorrem entre os dias 20 e 23 de junho, às 19h30, no Teatro Universitário de Maringá (TUM), Bloco O-08.

O Espetáculo

Em "Coro dos Maus Alunos", texto escrito em 2009 pelo dramaturgo português Tiago Rodrigues, é apresentada a chegada de um novo professor de Filosofia para uma turma de jovens alunos. Esse professor, de idade avançada, mas com espírito jovem, causa estranhamento entre os estudantes ao pedir que defendam coisas que lhes pareçam absurdas, como insultá-lo. Paulatinamente, o estranhamento inicial assume outros contornos. Trata-se de um espetáculo perspicaz que não só discute os embates da educação contemporânea, mas também reflete sobre questões que envolvem a sociedade como um todo.

O espetáculo faz parte das ações do projeto de extensão ETTE, que, desde julho de 2022, investiga as relações entre a escola e as práticas teatrais a partir de duas perspectivas: a pesquisa de caminhos e práticas do teatro no meio escolar e as apropriações do tema da escola pela produção teatral contemporânea – uma perspectiva recorrente, especialmente desde os anos 2000, como demonstrado pela dramaturgia de “Coro dos Maus Alunos” de Tiago Rodrigues. A montagem desenvolvida pelo ETTE privilegia o caráter contemporâneo do texto de Tiago Rodrigues, trazendo para a cena elementos materiais e acontecimentos corriqueiros da escola. As funções artísticas são desempenhadas por bolsistas, discentes integrantes do projeto e alunos do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM.

Serviço

O espetáculo é gratuito, e para assistir é necessário retirar ingresso 30 minutos antes do evento. A classificação indicativa é 16 anos. Mais informações estão disponíveis no Instagram do ETTE: @ette.uem.