Lacta CTC 2 Labs

Laboratórios de Aplicações Científicas e Tecnológicas atenderão a mais de 4 mil alunos e servidores de quatro câmpus

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (9), os novos Laboratórios de Aplicações Científicas e Tecnológicas (Lacta) do Centro de Tecnologia (CTC). A cerimônia de inauguração ocorreu em duas das novas instalações, localizadas no Departamento de Engenharia Civil (DEC), no Bloco C-67 do câmpus sede da instituição.

Ao todo, são 26 novos laboratórios, igualmente representados no evento. Destes, 16 ficam no câmpus sede, em Maringá, enquanto outros dez estão distribuídos entre três câmpus regionais da UEM - cinco no Câmpus Regional de Umuarama (CAU), três no de Cianorte (CRC) e dois no de Goioerê (CRG).

A rede de laboratórios vai atender aos mais de 3.800 estudantes matriculados nos 19 cursos de graduação e 10 programas de pós-graduação dos 11 departamentos do CTC/UEM, bem como a 340 docentes e agentes universitários. Ao todo, mais de 4 mil pessoas serão beneficiadas com a nova infraestrutura tecnológica.

Segundo a direção do CTC, os Lacta atenderão às demandas de pesquisa científica e tecnológica, extensão e inovação do Centro. As instalações estão equipadas com 433 computadores, que disponibilizam softwares específicos para as diversas áreas de tecnologia e foram executados pelos coordenadores dos novos laboratórios.

O investimento total foi de R$ 2,3 milhões, destinados para este fim pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná. A Seti atendeu de imediato à demanda da UEM, proposta em novembro de 2023.

Com os recursos liberados, a Universidade executou a compra dos equipamentos, recebidos em fevereiro deste ano. A implantação dos laboratórios para os usuários teve início em abril. Internamente, as tratativas tiveram coordenação técnica do diretor do CTC, Romel Dias Vanderlei, e contaram com apoio do Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM e do agente universitário Hesir S. Nunes, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), para elaboração e execução do projeto.

Presente à cerimônia de inauguração dos Lacta-CTC, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, parabenizou a UEM pela iniciativa. “As universidades precisam se reinventar e esses laboratórios são um passo importante na direção da inovação e de uma mudança no processo pedagógico. Nosso sistema vive um momento de muitas oportunidades e está por vir um conjunto de ações para que a UEM possa ter mais conquistas como essa”, projetou.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destacou o trabalho dos servidores que se dedicaram para viabilizar a implantação dos Lacta-CTC. “É um grande momento, para nós, a inauguração desses dois laboratórios, que tipificam os outros 24, graças a uma grande ação do CTC. A nossa Universidade tem tido um protagonismo na transformação social, impactando vidas e formando profissionais capacitados, a exemplo de projetos como esse. Por isso, quero dar os parabéns à direção do Centro de Tecnologia e a todos que fazem esse trabalho no dia a dia”, afirmou.

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, enfatizou a quantidade de estudantes, servidores e departamentos contemplados pela ação. “São números superlativos e muito impressionantes, tudo isso para gerar ciência, tecnologia e inovação. A nossa própria Constituição diz, no artigo 218, que o estado deve promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a capacitação, mas também a inovação. Só assim, a Universidade pode desempenhar sua função primordial de cumprir o desenvolvimento social”, frisou.

Já o diretor-adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, apontou que os laboratórios podem contribuir para o surgimento de soluções para problemas sociais. “Entendemos que os Lacta-CTC têm alguns propósitos, como transformar nossos ambientes de aprendizagem, formar profissionais, incorporar tecnologias que venham a colaborar com essa formação e incentivar a inovação para contribuir no desenvolvimento de soluções para a sociedade”, lembrou.

Lacta CTC edit site

Da esquerda para a direita, participaram da inauguração dos Lacta-CTC Gisele Mendes, Edwin Galdamez, Aldo Nelson Bona, Leandro Vanalli e Romel Dias Vanderlei

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a chefe de gabinete da Seti, Paula Turra Grechinski, a chefe de gabinete da Reitoria da UEM, Maria Luísa Furlan Costa, e a coordenadora do EPP, Camila Lapasini Leal.

O pró-reitor de Administração (PAD), Ademir Massahiro Moribe e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert de Nascimento, prestigiaram o evento. O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga, a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo, a diretora-adjunta do CCH, Érica Fernandes Alves, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade e o diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni, também compareceram.

Ainda marcaram presença chefes de departamento e coordenadores de cursos, além de demais professores, diretores e assessores da instituição. A solenidade teve transmissão ao vivo para os câmpus regionais da UEM.

Lacta CTC Cerimônia

Cerimônia de inauguração dos novos laboratórios, no Bloco C-67 do câmpus sede da UEM, teve a presença de autoridades universitárias e membros da comunidade acadêmica

Fotos: ASC/UEM