20240522 205046

Evento abordou as novas tecnologias da educação, inovação e implicações éticas da Inteligência Artificial

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou do 71° Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), entre os dias 22 e 25 de maio, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. Estiveram presentes a vice-reitora Gisele Mendes, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani.

O evento reúne representantes de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) filiadas à Abruem. A realização foi pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com a temática "Ética, Estética e Inteligência Artificial". A programação abordou tecnologia, inovação e implicações éticas da Inteligência Artificial por meio de palestras e reuniões das Câmaras Técnicas de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, Graduação (Ensino), EaD/UAB e Tecnologias Educacionais.

“A UEM voltou a ser representada na Abruem e seus fóruns, o que demonstra não só a sua grandeza, como também a importância da sua participação na Associação, que discute questões comuns que permeiam o dia-a-dia das universidades públicas, especialmente as instituições estaduais e municipais”, destaca a vice-reitora da UEM. Para ela, voltar a integrar os fóruns da Abruem é uma necessidade e dever para uma universidade pública e gratuita que está em constante busca de aprimoramento e excelência.

WhatsApp Image 2024 05 23 at 11

Na quinta-feira (23), durante a reunião do Conselho Pleno, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, e a reitora da Universidade de Taubaté (Unitau), Nara Fortes, respectivamente, foram eleitas presidente e vice-presidente da Abruem para o biênio 2024/2026. Entre as propostas da diretoria, está a criação de uma frente parlamentar mista em defesa das universidades públicas estaduais e municipais.

Também foi aprovada a inclusão da Universidade do Distrito Federal (UnDF) à Associação e discutido o tema "Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial", que será a temática da próxima edição do Fórum, a ser realizada no segundo semestre do ano, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Sobre a Abruem: Criada em 1991, a Abruem é uma das mais relevantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Com 45 universidades associadas, a organização atua em 20 estados do Brasil. A intenção é aprofundar as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior e estabelecer harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)