A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) anunciou, nesta sexta-feira (12), o resultado do 24.º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Dois professores e uma aluna da UEM conquistaram o primeiro lugar em diferentes categorias. O prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento, e é atribuído a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas – além de jornalista da área de ciência e tecnologia. Neste ano, o prêmio contempla as áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias e ainda concede um prêmio para Inventor Independente e Jornalismo Científico.

A cerimônia de premiação será realizada na próxima sexta-feira (19), durante o evento de comemoração aos 10 anos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e o IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, que será realizado no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba.

A premiação consiste em um diploma e um valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos, para o estudante e para o jornalista; e prêmio em dinheiro para o inventor independente.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, “o prêmio é um reconhecimento aos pesquisadores que vêm contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná”.

Confira a lista dos vencedores:

Área de Ciências Humanas e Sociais – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: Celene Tonella (UEM)
Área de Ciências Humanas e Sociais – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM)
Área de Ciências Humanas e Sociais – categoria Aluno de Graduação
1º lugar: Brigite Teichrieb de Castro (UEM)
Área de Ciências Agrárias – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: José Renato Stangarlin(Unioeste)
Área Ciências Agrárias – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Adeney de Freitas Bueno (Embrapa - Londrina)
Categoria Jornalismo Científico
1º lugar: Helen Mendes Lima (Revista Ciência Hoje – Reportagem: “Cirurgia do diabetes”).
Categoria Inventor Independente
1° lugar: Celso Aparecido dos Santos (SENAI - Apucarana)