seminário espanha

Objetivo é reposicionar o pensamento crítico por meio do diálogo com frentes teóricas e metodológicas de ação e pesquisa

A professora do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Fabiana Carvalho, foi convidada pela Universitat de Valencia, na Espanha, para participar do Seminario Continuo de investigación "Conceptos y figuras del pensamiento crítico XII". No mês de maio, a professora cumprirá atividades pós-doutorais na Universidade Federal de Florianópolis e na universidade catalã, participando de três encontros cujo foco é a “Decolonialidade nas educações científicas”.

De acordo com os objetivos do Projeto Digloteo, o “Seminario Continuo” visa, entre outras questões, reposicionar o pensamento crítico por meio do diálogo com outras frentes teóricas e metodológicas de ação e investigação. É importante tensionar o pensamento pós-colonial europeu e sistematizar mudanças e enunciações que tenham o Sul Global como referência na produção do conhecimento científico, especialmente aquelas que partem da discussão da colonialidade, do racismo e do sexismo como chaves analíticas de nossas práticas acadêmicas.

Fabiana enfatiza que “nossos entendimentos sobre a alteridade foram construídos por leituras enviesadas das marcações sociais da diferença. Nesse contexto, é também necessário questionar ideologias e conhecimentos supremacistas, a branquitude como um sistema simbólico de manutenção de privilégios e desigualdades, a subjetivação ontológica, as matrizes de saberes, referências e explicações hegemônicas, por exemplo, na educação científica”.

E, na sua área de atuação (Ciências Biológicas e Ensino de Ciências), Carvalho afirma que, “é necessário indagar sobre quais educações para as Ciências ensinamos e quais são necessárias para a superação dessas desigualdades e assimetrias imputadas às diferenças, perguntando qual o papel da Universidade diante de saberes plurais que ela própria, muitas vezes, nega e invisibiliza. Enfim, quais os efeitos de uma abordagem decolonial sobre as diferenças estamos produzindo ao se ensinar ou se discutir Ciências, ou, ao interagir em diálogos com o Norte Global, especialmente junto daquelas e daqueles ativistas e pesquisadores que pensam um mundo não hierárquico e buscam, em suas territorialidades, a justiça social”.

Participam do seminário professoras e estudantes de instituições da América Latina (Brasil, Peru, Colômbia), da comunidade acadêmica valenciana e de outros países da Europa.

As sessões presenciais do debate acontecerão na Facultat de Ciències Socials da Universitat de València, com transmissão online aos participantes do "Projeto Digloteo".

Sobre: Decolonialidade ou pensamento decolonial é uma escola de pensamento utilizada essencialmente pelo movimento latino-americano emergente. Tem como objetivo libertar a produção de conhecimento da epistemologia eurocêntrica, realizando uma crítica à suposta universalidade atribuída ao conhecimento ocidental e ao predomínio da cultura ocidental. As perspectivas decoloniais veem essa hegemonia como a base do imperialismo ocidental.