Edit1 AcadeUEM site

Em parceria com outras instituições, Acade UEM representou Maringá e garantiu vaga na fase macrorregional do torneio

A equipe de futebol feminino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi campeã na fase regional do Paraná Bom de Bola, disputada na última semana de abril. O time do projeto Acade UEM representou Maringá na categoria 15+ feminina da competição, para atletas com 15 anos de idade ou mais, realizada em Mandaguari-PR.

A disputa, nesta primeira etapa, foi em dois jogos contra a equipe de Terra Rica-PR, ambos vencidos com goleada pelo Acade UEM - 15x1 e 16x0. Com o resultado, o time maringaense garantiu vaga na fase macrorregional do campeonato, a ser realizada em julho, na cidade de Paraíso do Norte-PR.

No ano passado, quando estreou no Paraná Bom de Bola, o Acade UEM também se sagrou campeão da fase regional na categoria 15+ feminina. Na ocasião, a equipe chegou até a última fase, de abrangência estadual, e foi uma das semifinalistas, conquistando o quarto lugar.

Parcerias

Vinculado ao Centro de Excelência em Estudos e Pesquisas do Futebol (Ceepf/UEM), o projeto de extensão Acade UEM funciona em parceria com o Galo Maringá, o Instituto Alex Santos (IAS) e a Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá (Sesp). A iniciativa teve início em dezembro de 2020, e os treinos das categorias femininas começaram em fevereiro de 2022.

As atletas da equipe são mulheres jovens e adultas de Maringá e região, lideradas pelo treinador Matheus Jaime, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (PEF/UEM-UEL). A comissão técnica ainda conta com os professores do Departamento de Educação Física (DEF/UEM) e coordenadores do projeto, Leandro Rechenchosky e Vanessa Menezes Menegassi, além de graduandos do curso de Educação Física da Universidade.